Aprendizagem de conceitos matemáticos e interação entre pares durante o uso de um objeto de aprendizagem

Resumo: A presente pesquisa analisou como as trocas dialógicas entre professor e alunos influenciam na aprendizagem de conceitos matemáticos ao utilizar um Objeto de Aprendizagem denominado Balança Interativa. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza com uma turma de vinte e três alunos de 7ª série e seu professor de matemática. A pesquisa baseia-se na análise qualitativa dos dados, utilizando a análise da conversação (AC) e a perspectiva microgenética. Os resultados obtidos indicam que a intervenção do professor e a ajuda mútua entre os alunos os levam a uma melhor compreensão dos conceitos algébricos de equação, inequação e incógnita.

Abstract: This present research analyzed how dialogic exchanges between teacher and students, influence the learning of mathematics concepts when a learning object called "Interative scale" is used. The research was conducted in a public school, in the city of Fortaleza, between a 7th grade class and a Math teacher. The research used the "Conversation Analysis" and the "Microgenetics Perspective¿ as a basis for the data analysis. The results indicates that teacher's intervention and the mutual aid between students lead to a better understanding of the algebraical concepts of equation, inequality and unknonw.

2006