Análise de Softwares Educativos - Professores como Co-Autores

Resumo: Analisaram-se softwares educativos desenvolvidos como material didático para 3ª série do Ensino Fundamenta. Considerou-se enunciados elaborados pelos professores-autores envolvidos no design e verificou-se a reelaboração das informações em função das múltiplas linguagens disponíveis (multimídia) utilizando o conceito de enunciado e o intuito discursivo. Constatou-se a dificuldade em os professores-autores elaborarem as propostas tendo em vista o pouco contato com o artefato (computador) e a falta de domínio das linguagens, principalmente as não textuais. Mas percebeu-se evolução significativa considerando quatro softwares produzidos pela mesma empresa, em períodos consecutivos.

Abstract: Educative softwares, developed as didactic material for 3rd grade of Elementary School were analyzed, and the enunciations elaborated by the teachers-authors involved in the design were considered. The rework of the information, due to the multiple languages available (multimedia), was verified using the concept of enunciations and the discursive intention. In view of the little contact with computers and the lack of domain of languages, mainly the non-textual ones, the difficulty of teachers-authors to elaborate the proposals was evidenced. Nevertheless considering the four softwares produced by the same company, in consecutive periods, a significant evolution was perceived.

2003