Inclusão Digital: Uma Proposta na Alfabetização de Jovens e Adultos

Resumo: A Inclusão Digital é um tema bastante recorrente da nossa atualidade. As necessidades oriundas das atuais exigências sociais, determinadas pelo avanço tecnológico, evidenciam diferentes perfis de excluídos digitais. Na cultura atual, entre outras formas de exclusão, deparamo-nos com excluídos digitais alfabetizados e não alfabetizados. A problemática deste trabalho parte desta condição de excluídos digitais ¿ os não alfabetizados. O foco das reflexões deste trabalho centra-se nas contribuições das tecnologias da comunicação e informação observadas em um curso de alfabetização de adultos sob uma perspectiva freireana, realizado em 2002. Este estudo permite refletir sobre uma proposta de alfabetização digital que cria espaços para uma inclusão crítico-social.

Abstract: The digital inclusion is a subject very present in our world nowadays. The needs imposed by social obligations, that are determined by technological advance, show us different types of digital excluded people. Between other kinds of exclusion, in nowadays culture we find digital excluded people that are alphabetized and that are not. The not alphabetized excluded people are the ones I wrote about in this paperwork. The focus of the reflections of this paperwork is centered on the contributions from the technologies of communications and technologies of information observed during an alphabetization course for adult people under a Paulo Freire¿s perspective. This course was given in 2002.This study allows us to think about a digital alphabetization system proposal that create rooms for a social critic inclusion.

2003