Estudo e Dimensionamento do Gasoduto Bolívia/Brasil, um trabalho interdisciplinar
Resumo: Este artigo apresenta resultados do projeto "O estudo e dimensionamento do Gasoduto Bolívia-Brasil" em andamento em uma escola de ensino fundamental na rede pública de Campinas, SP. Este é um sub-projeto ligado ao projeto Ciência na Escola - LEIA/UNICAMP e tem a finalidade básica de desenvolver o ensino baseado na pesquisa. Para fazer o dimensionamento do gasoduto, os alunos são introduzidos à linguagem de programação Logo e aos métodos de otimização da programação dinâmica. O projeto envolve os professores das áreas de história, matemática, ciências e português visando a constituição de uma equipe interdisciplinar. Em síntese, o projeto incentiva e promove um ambiente no qual professores e alunos são co-produtores de conhecimento e utilizam a informática como ferramenta principal.
Abstract: This paper provides results about the on-going project "The Study and Sizing of the Bolivia-Brazil Gas Pipe", at a junior high public school in Campinas, SP, Brazil. This project is linked to a broader project supported by LEIA/UNICAMP, ¿Ciência na Escola¿ (Science at School), in which the main goal is teaching through research projects. In order to dimension the gas pipe, the students were introduced to the programming language LOGO, and dynamic programming optimizing methods. This project engages History, Science, Mathematics and Portuguese teachers making an interdisciplinary work group. All in all, the project provides a motivating environment where students and teachers are active partners in the (re) construction of updated knowledge, using computer science technologies as the main tool.
2003