A formação de professores para além da sala de aula: contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação
Resumo: O objetivo deste artigo é trazer para a comunidade científica as reflexões e conclusões extraídas de experiência recente em um programa inovador de formação de professores realizado com a mediação educacionais, revelou algumas vantagens sobre os processos tradicionais de da tecnologia. O emprego adequado da tecnologia associado a outros processos de mediação fundamentados em modernas concepções formação que utilizam o paradigma da racionalidade técnica Os princípios pedagógicos norteadores da Proposta: estreita relação teoria-prática, reconhecimento da experiência docente como forma de conhecimento; ampliação dos ambientes de aprendizagem e o meio digital estimulando a autoformação.
Abstract: The purpose of this article is to discuss the reflections and conclusions extracted from a recent experience with a new teacher¿s education program accomplished with the technology mediation. The proper technology utilization ¿ together with other mediation process ¿ supported by up-to-date- educational conceptions, has revealed some advantages over the traditional educational process that used the technical rationality paradigm. The Proposal¿s basic principles are: a closed relationship between theory and practice, the acknowledgement of teacher¿s experience, the increasing of learning environment and the digital midia encouraging the self-education.
2003