Práticas de gestão, saberes produzidos e formação continuada de equipes diretivas de Escolas Públicas e Privadas
A investigação trata da temática da formação continuada de equipes diretivas. Propõe-se a acompanhar gestores de escolas públicas municipais e ou privadas que têm se destacado na comunidade educativa pela qualidade de seu trabalho. O referencial teórico central utilizado no estudo é Sousa Santos, Freire, Paro, Roldão, Alarcão, Morin, Tardif, Canário, Barroso, Perez Gomes, Cunha, Pimenta. A metodologia qualitativa, através de dois momentos, envolverá o estudo de casos e a pesquisa-ação; dois eixos de análise orientam o trabalho: o diálogo(escuta sensível) e a reflexão. A intencionalidade é, através do diálogo e de observações, identificar e analisar indicadores de inovação que sustentam as práticas de gestão e os saberes aí produzidos, na perspectiva de refletir sobre os mesmos e sobre a relação significada que apresentam para os sujeitos, para a escola e para o meio social onde estão inseridos. Ao investigar as práticas veiculadas pelas equipes diretivas no cotidiano escolar, interessa-nos discutir os elementos que as tornam destaque de qualidade, com repercussões no todo escolar e especialmente na aprendizagem dos alunos. Com base nesses diagnósticos, desenvolver-se-á, um trabalho de pesquisa formação, com equipes diretivas, com vistas a sua formação continuada. Nessa direção, o processo de reflexão apresenta-se como uma alternativa para provocar discussões de base epistemológica que sustentem novas propostas de gestão para as redes de ensino. Algumas situações formativas mobilizarão os interesses de pesquisa: experiências inovadoras em andamento nas escolas; processos de reflexão individual e coletivos que estão repercutindo e reconfigurando o papel da escola e dos gestores; processos democráticos instituídos; novas formas de organização do espaço-tempo escolar; construções curriculares rupturantes de lógicas lineares; projetos-políticos pedagógicos empreendidos. A investigação procurará auxiliar na sistematização de conhecimentos produzidos pelas discussões e ações desencadeadas, explicitando a complexidade da existência empírica e do trabalho humano. Destaca-se, também, a possibilidade desses conhecimentos alimentarem a formação de professores, de gestores, especialmente nas instituições envolvidas, pois trata-se de um projeto interinstitucional (Universidades, Institutos Federais e Escolas).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Justin Cerveira Kampff - Coordenador / Mari Margarete dos Santos Forster - Integrante / Denise Grosso da Fonseca - Integrante / Carmen Lúcia Bezerra Machado - Integrante / Inajara Vargas Ramos - Integrante / Nara Eunice Nornberg - Integrante / Cristina Bohn - Integrante / Ancila Dall'Onder Zat - Integrante / João Paulo Barros Silva - Integrante / Marelise de Fátima Griebeler Reis - Integrante / Andréia Veridiana Antich - Integrante / Ângela Flach - Integrante / Tati[...]
2013 - Atual