Modelo de Adequação de Processos para Pequenas e Médias Empresas Atuarem no Comércio Eletrônico

O atraente mercado do comércio eletrônico exige das pequenas e médias empresas um conjunto de cuidados, para que realmente venham a obter vantagens comerciais. Segundo Pequenas Empresas & Grandes Negócios, de Junho de 2010, citando pesquisa de Câmara e-net "do total de negócios abertos em 2008, apenas 30% estavam vivos um ano depois". As principais falhas que levaram a falência destas empresas foram consecutivos erros no planejamento, marketing, tecnologia apropriada, meios de pagamento e logística. Para apoiar as empresas neste emergente ramo, este projeto pretende desenvolver um modelo de adequação de pequenas e médias empresas para atuarem no e-Commerce, bem como, o desenvolvimento da tecnologia do Website, adaptável a diferentes empresas. OBJETIVO GERAL: Desenvolver um modelo que permita adequar os processos de pequenas e médias empresas para ampliarem sua atuação, passando a atuar também no comércio eletrônico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver o modelo de adaptação dos processos físicos de controle de estoque e de vendas em processos virtuais Desenvolver uma plataforma de comércio eletrônico, adaptável aos diversos segmentos de empresas a serem atendidas Estudar tecnologias de aperfeiçoamento da plataforma, como aplicação de técnicas de recomendação de produtos e marketing digital (SEM). Oferecer capacitação para consultores realizarem a implantação do modelo em pequenas e médias empresas Firmar parcerias com empresas de logística para entrega dos produtos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Stanley Loh - Coordenador / Edécio Iepsen - Integrante / Cibele Christ - Integrante / Guilherme Tomaschewski Netto - Integrante.

2011 - 2011