CONDIGITAL: Objetos de Aprendizagem reconfiguráveis e adaptáveis para apoiar a aprendizagem de conceitos de ciências

O aprendizado de conceitos de ciências apoiado por computadores ainda se encontra em estágios primários de desenvolvimento. Isto se verifica também na rotina da aprendizagem, onde as ferramentas de software destinadas a auto-estudo quase não estimulam a descoberta científica nem a face dialética de construção do conhecimento. A complexidade das relações lógicas nas diversas áreas de ciências torna o problema do aprendizado ainda mais difícil de ser articulado, uma vez que o aluno não usa uma única representação mental, mas uma variedade delas para construir conhecimento. Sendo assim, as variáveis cognitivas e a diversidade de cenários didático-pedagógicos fazem com que a atuação do professor seja baseada não somente em conhecimentos sólidos da área específica mas também em como facilitar o aprendizado por meio dos chamados objetos de aprendizagem. O objetivo deste projeto é o de aplicar técnicas de múltiplas representações externas para construir simuladores de cálculos e traçados gráficos, elaborados como objetos de aprendizagem capazes de apoiar estudantes de ciências do nível médio na aquisição de conhecimento. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Alexandre Ibrahim Direne - Coordenador / Andrey Ricardo Pimentel - Integrante / Marcos Sfair Sunye - Integrante / Luis Carlos Erpen de Bona - Integrante / Fabiano Silva - Integrante / Marcos Alexandre Castilho - Integrante / Laura Sanchez Garcia - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro / Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

2008 - 2011