Um Modelo de Educação Ubíqua Orientado a Consciência do Contexto do Aprendiz
Este trabalho apresenta o GlobalEdu, uma infra-estrutura para suporte a processos educacionais direcionados à educação ubíqua. O aprendiz, usando os recursos do sistema, tem a possibilidade de aprender de forma contínua e integrada com o seu contexto. O GlobalEdu tem como principais elementos um Agente Pedagógico e um conjunto de Módulos Educacionais e de Suporte. Os Módulos gerenciam os elementos necessários para prover processos de aprendizagem e interação. A principal contribuição dessa tese está na proposta e desenvolvimento do GlobalEdu, bem como sua integração com ambientes de suporte à execução de aplicações da computação ubíqua. A partir disso, é validada a hipótese de que ambientes direcionados à educação ubíqua necessitam integrar-se a ambientes de computação ubíqua, de forma que o suporte à ubiqüidade seja mais eficiente, e o ambiente educacional suporte mais eficientemente os processos educacionais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Débora Nice Ferrari Barbosa - Coordenador / Jorge Luis V Barbosa - Integrante / Cláudio Fernando Resin Geyer - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário La Salle - Canoas - Remuneração. Número de produções C, T & A: 21
2002 - 2007