A Formação e ou capacitação pedagógica de professores/multiplicadores em informática na educação
Como os professores e multiplicadores gerenciam o processo de ensino a partir do uso do ambiente virtual de aprendizagem -Teleduc? Que concepções teóricas e práticas de ensino-aprendizagem subjazem aos sujeitos participantes do Projeto de EAD do UNILASALLE? E como os sujeitos participantes deste projeto de EAD institucional poderiam se apropriar dos recursos que o software livre do TelEduc e da Educação à Distância oferecem para qualificar seus processos educativos, especialmente seus processos de ensino e aprendizagem? Que outros recursos tecnológicos de informação e comunicação seriam necessários para que o UNILASALLE pudesse pleitear seu credenciamento junto ao MEC, para oferecer cursos e disciplinas na modalidade de EAD. Como podemos observar pela própria colocação do problema, o lugar que será a nossa referência maior nesse nosso Estudo de Caso é o Centro Universitário La Salle e a população diretamente relacionada com a pesquisa serão os usuários do TelEduc, sendo privilegiados os aspectos relacionados com a formação e ou capacitação didático-pedagógico dos professores e alunos no uso das tecnologias da Informação e da comunicação em seu fazer pedagógico. Definido esse foco, poderíamos dizer que nosso grande objetivo nessa nossa pesquisa é a de: A) Conhecer e avaliar: - Os limites e as possibilidades pedagógicas do TelEduc; - A formação pedagógica dada aos usuários do EAD do UNILASALLE; - A formação pedagógica subjacente ao ambiente educativo do TelEduc. B) Elaborar a luz dos resultados desse Estudo de Caso um conjunto de sugestões e ou recomendações que visem: - Qualificar o uso pedagógico do ambiente TelEduc e de outros recursos de EAD do Centro Universitário La Salle; - Sugerir procedimentos didático e pedagógicos necessários para garantir a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem a distância, bem como para garantir a qualidade no processo de implementação e desenvolvimento da EAD institucional. Nós nos propomos estudar estas pr. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Débora Nice Ferrari Barbosa - Integrante / Miguel Alfredo Orth - Coordenador / Eliane Cortez - Integrante / Vera Lúcia Ramirez - Integrante / Vera Castro - Integrante / Dirléia Fanfa Sarmento - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário La Salle - Canoas - Remuneração.
2006 - 2007