Comunicação Gestual à Distância com Humanóides Virtuais: Aplicações na Educação

Este projeto é focalizado no problema da comunicação gestual em cenários de interação em que esta modalidade de expressão possui algum tipo de impedimento ou restrição. Os ambientes de trabalho colaborativo à distância e os de tele-ensinamento são exemplos de situações nas quais essas restrições apresentam-se devido ao afastamento geográfico entre os participantes. Ambientes baseados em técnicas de realidade virtual permitem que cada usuário seja representado dentro de um espaço 3D por objetos humanóides, permitindo aos participantes perceberem-se mutuamente enquanto interagem com os elementos existentes no espaço virtual comum. A integração de expressões e gestos corporais aos avatares permite o aumento da qualidade da comunicação nestes ambientes, contribuindo de maneira significativa para a redução dos problemas perceptivos causados pela distância física entre os usuários. Para uma comunicação gestual mais completa, técnicas de aquisição de gestos humanos reais e restituição sobre atores virtuais podem ser empregadas. Neste projeto, aprofundamos pesquisas concernentes à comunicação gestual com a utilização de atores virtuais. Dois protótipos são desenvolvidos em paralelo. O primeiro para a aquisição de gestos com o uso de uma única câmera e sem utilização de marcadores especiais. O segundo consiste em um ambiente virtual colaborativo habitado por avatares. O objetivo geral do projeto é a concepção de ferramentas colaborativas que permitam a diminuição dos problemas perceptivos comumente encontrados no trabalho compartilhado à distância. O trabalho é conduzido levando-se em conta seu caráter multidisciplinar, integrando diversos domínios de pesquisa em Tecnologia da Informação (TI) e visando aplicações na educação à distância, na informática educativa e na educação especial. Está sendo priorizado o uso de tecnologias de baixo custo a fim de viabilizar sua aplicação prática em instituições de baixo poder de compra. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Giovanni Cordeiro Barroso - Coordenador / José Marques Soares - Integrante / Antônio de Barros Serra - Integrante / Paulo César Cortez - Integrante / Fábio Cisne Ribeiro - Integrante / Wilkson Pinheiro da Silva - Integrante / Patrick Anderson Moreira Marcelino - Integrante / Tibério Menezes de Oliveira - Integrante / Francisco José marques Anselmo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3

2005 - 2007