GRUPO DE ESTUDOS SOBRE FORMACÃO DE PROFESSORES: Um estudo sobre o Cálculo Diferencial e Integral na formação do Engenheiro
A pesquisa objetiva investigar a formação de engenheiro e produzir conhecimento sobre o Cálculo Diferencial e Integral pelo professor de matemática no contexto das engenharias Mecânica, Elétrica e Civil. A interrogação o que é isto, o cálculo diferencial e integral na formação do engenheiro? que orientará este estudo, traz em seu bojo perguntas como: que significados têm a formação em engenharia para a sociedade em que vivemos? Quais concepções sobre Ciência e Educação se manifestam na prática do ensino de cálculo num curso de engenharia? Como as ciências básicas tem sido solicitada pela academia e pelo segmento onde ocorre a atuação profissional? Como o cálculo aparece explicita e implicitamente na matriz curricular dos cursos de engenharia? Em que medida ele é norteador da formação básica de um engenheiro? Procuraremos avançar na busca da compreensão acerca do papel do cálculo diferencial e integral na formação do engenheiro ao nos darmos conta do que fazemos, porquê fazemos, atentos às aos outros: alunos, professores, demais unidades curriculares que envolvem a formaçao pretendida , demandas sociais e profissionais e às outras áreas do conhecimento que contribuem para as formações aqui destacadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marco Aurélio Kalinke - Integrante / Luciane Ferreira Mocrosky - Coordenador / Leônia Gabardo Negrelli - Integrante / Arileide Cristina Alves - Integrante / Rosely Antunes de Souza - Integrante.
2011 - 2013