Vivenciar situações interpessoais na Universidade
Recentemente as características dos estudantes que frequentam a universidade se modificaram visto a novas ofertas de vagas e financiamento no sistema privado de ensino e também devido a abertura de vagas em regime especial de cotas. Hoje, há muito mais estudantes assalariados e com escolaridade deficiente e com condições bastante diferenciadas do adolescente recém saído do Ensino Médio. Estas mudanças originaram uma heterogeneidade de estudantes, com demandas sociais e cognitivas diferentes para adaptarem-se e serem bem sucedidos. Neste sentido é importante conhecer quais as demandas sociais e as concepções dos estudantes sobre suas vivências na Universidade, seu grau de dificuldade e se existem diferenças entre o pensamento de estudantes de instituições públicas e privadas. Diversos autores têm mostrado que a adaptação a Universidade está associada a quanto o estudante é competente socialmente e desta forma é importante que se tenha uma medida objetiva de quanto as habilidades sociais são utilizadas nas situações interpessoais no contexto acadêmico; quais habilidades e em que situações. Não existe ainda, para a realidade brasileira, uma medida deste tipo. Diante da possibilidade de conhecer as vivências acadêmicas e as habilidades sociais dos estudantes em contexto acadêmico, uma medida preventiva é treinar habilidades sociais para o seu desenvolvimento e aprimoramento afim de que situações interpessoais consideradas difíceis pelos próprios estudantes possam ser superadas e ou para que os alunos possam viver melhor as relações interpessoais na Universidade. Sendo assim, este projeto tem como meta um conjunto de 3 estudos 1) identificar relações interpessoais vividas pelos estudantes na Universidade e seu grau de dificuldade; 2) construir uma escala de habilidades sociais para situações interpessoais na universidade avaliando a frequência e dificuldade destas interações e 3) fazer um treinamento de habilidades sociais para situações consideradas difíceis para estudantes universitários.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana BENEVIDES SOARES - Coordenador.
2014 - Atual