Políticas Públicas, Desenvolvimento e Governança: um estudo sobre a formação profissional no Brasil

A pesquisa visa realizar parte do estudo intitulado Brasil, 25 Anos de Democracia Balanço Crítico: Políticas Públicas, Instituições Democráticas, e Sociedade Civil e Cultura Política 1988/2013, que está sendo desenvolvido por pesquisadores do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo com apoio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Mais especificamente, o foco desta pesquisa é o exame da política de ensino profissional. O objetivo é compreender melhor a quem se destina este tipo de educação e se os públicos definidos como alvo são efetivamente atingidos. Sabemos que a educação e a formação profissional são ferramentas importantes à disposição do Estado para intervir no processo de reprodução das desigualdades sociais, ampliando o escopo da igualdade de oportunidades para o desenvolvimento futuro do cidadão na sociedade; sabemos também que o Brasil, país detentor da posição de oitava economia do mundo, vem perdendo posições no ranking internacional de competitividade devido à legislação tributária complicada, às regras de negócios extensas e, principalmente, à fragilidade da política de educação em geral e profissional em particular. Resta desenvolver uma análise mais apurada sobre as falhas, retrocessos e fracassos da política de ensino profissionalizante e de que maneira os avanços e inovações bem sucedidos podem ser replicados, sempre com o objetivo de aprimorar o foco dessa política, o grau de competitividade do país e a governança democrática. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Fernando de Souza Coelho - Integrante / Marta Maria Assumpção Rodrigues - Coordenador / Gustavo Bambini de Assis - Integrante.

2011 - Atual