Planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação de recursos e atividades de estudo mediados por tecnologias educacionais em rede

Apresentamos proposta para planejamento (criação/produção), implementação, acompanhamento e avaliação de um conjunto de recursos e atividades de estudo mediados por tecnologias educacionais em rede focadas na temática da "História e cultura afro-brasileira" no contexto da Lei Federal 10.639. A proposta é de cunho teórico-prático para orientar professores na criação/produção de recursos e atividades de estudo mediadas por tecnologias digitais, contemplando assim, uma lacuna existente no ensino fundamental da rede pública, no que se refere a escassez de material didático especifico para os estudos interdisciplinares nas áreas do conhecimento da Historia, Língua Portuguesa e das Artes. A proposta será implementada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves em Santa Maria/RS. O conjunto de recursos e atividades de estudo, será construído com base nos referenciais teóricos da perspectiva sócio-histórica. Nossos objetivos e metas a serem alcançados estarão na esfera de modelar um conjunto de recursos educacionais digitais e atividades de estudo, construídos colaborativamente com intuito de orientar as ações pedagógicas do professor na organização do ensino-aprendizagem mediado por tecnologias digitais e também na autoria e coautoria na construção de materiais didáticos hipermidiáticos. O embasamento teórico sócio-histórico qualifica uma atividade de estudo como sendo permeada pelos conhecimentos teóricos. Esse conhecimento teórico será abarcado no recurso educacional digital. Necessitam ser planejadas, orientadas, acompanhadas, avaliadas e possuir uma estrutura que envolva os estudantes em ações e operações para aquisição dos conhecimentos científico-tecnológicos. A organização e implementação de recursos educacionais digitais e atividades de estudo devem ter a intenção de gerar, não apenas a aquisição dos conhecimentos teóricos, mas uma transformação do próprio sujeito atuante. Recursos educacionais digitais e atividades de estudo na temática referida podem contribuir para gerar um sentido/motivo para o envolvimento e discussão em torno do assunto. O sentido/motivo pode ser desencadeado através da criação de recursos e atividades hipermidiáticas em torno de situações-problemas que envolvam os sujeitos através do diálogo-problematizador. Dessa forma, podemos pensar em planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação da produção de materiais didáticos e de atividades de estudo que compreendam um ciclo espiralado (ação-reflexão-ação), implementando nesse âmbito, a integração das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem que se configure em desenvolvimento psíquico e intelectual, ou seja, proporcionando uma formação integral, que gera desenvolvimento tanto nas dimensões pessoais quanto profissionais de professores e estudantes envolvidos na mediação tecnológica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmi[...]

2014 - Atual