PROBLEMATIZAÇÃO DAS QUESTÕES DE CIÊNCIAS DO PISA NA PERSPECTIVA TOTALIZADORA DO CONHECIMENTO MEDIADO POR AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Avaliação em escala mundial, como o Programme for International Student Assessment (Pisa) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, tem sido aplicado nos 34 países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e outros 30 convidados, dentre eles, o Brasil. (INEP, 2014). A avaliação de ciências é referenciada no letramento científico, verificando-se o domínio de fenômenos e questões de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na produção de nossa existência (INEP, 2012). O banco de questões disponível em http://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/Itens_liberados_Ciencias.pdf sugere dimensões interdisciplinares e contextualizadas do conhecimento em ciências naturais, matemáticas e suas tecnologias. Assim, pesquisaremos: as questões do Pisa, quando problematizadas em torno do tripé CTS, segundo a dimensão totalizadora do conhecimento, na formação inicial de professores de Física, potencializam mudanças na prática educativa, na perspectiva da educação dialógico-problematizadora? Desenvolveremos neste projeto uma continuidade da pesquisa que vem sendo realizada com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), investigando os conhecimentos relacionados à Física presentes nas questões de Ciências do Pisa e como estas articulam a dimensão totalizadora do conhecimento (ANGOTTI, 1993) aos princípios de interdisciplinaridade e contextualização, contidos nos temas estruturadores do ensino de Física dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+). Realizaremos estudo comparativo da educação entre Brasil e Argentina no âmbito do Pisa, contribuindo para o desenvolvimento do projeto CAFP-BA n. 044/13 (Programa de Centros Associados para el Fortalecimento de Posgrados Brasil-Argentina), suscitando temas de pesquisa correlata das práticas pedagógicas e dos conhecimentos educacionais de Física nesse nível de escolaridade e na formação de professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fábio da Purificação de Bastos - Coordenador / Ilse Abegg - Integrante / Wagner Duarte José - Integrante. Financiador(es): FIPE/UFSM - Bolsa / Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UESB - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1

2013 - Atual