Potencial Mediador do AMEM para Educação Científico-Tecnológica (PAMEM)

O problema que nos propomos a investigar ativamente, no âmbito do processo escolar organizado por nós docentes investigadores, é: qual o potencial mediador do Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador (AMEM) para as práticas escolares em ciências naturais e suas tecnologias? (funcionando no endereço http://amem.ce.ufsm.br). Isto porque o AMEM foi e está sendo desenvolvido, no mesmo escopo cíclico-espiralado de nossos empreendimentos de investigação-ação educacional (Müller e outros, 2001), como ferramenta mediadora para a prática escolar dialógico-problematizadora em ciências naturais e suas tecnologias (Angotti e Delizoicov, 2002). Objetivos: Estimar o potencial mediador do AMEM para as práticas escolares em ciências naturais e suas tecnologias; Sistematizar os indicadores desta mediação tecnológica para o diálogo-problematizador. Metas: Registrar eletronicamente as práticas escolares em ciências naturais e suas tecnologias mediadas pelo AMEM nos ativadores de aprendizagem: programação, atividade extraclasse e atividade de colaboração (disponíveis em http://amem.ce.ufsm.br); Analisar com professores e alunos das instituições parcipantes do projeto (UFSM, UERGS, UFRGS, UFSC, UNIJUÍ, FSG, UnB e UESC-BA) os registros eletrônicos, construindo os parâmetros dos indicadores da mediação tecnológica do AMEM; Sistematizar os indicadores da mediação tecnológica, reorganizando os ativadores de aprendizagem do AMEM, de tal forma a otimizar a interação dialógico-problematizadora nas práticas escolares em ciências naturais e suas tecnologias; Apresentar e debater os resultados desta pesquisa nos eventos das áreas: educacional, educacional em ciências naturais e suas tecnologias e educacional informática; Publicar artigos em periódicos das referidas áreas do conhecimento (sempre disponibilizando-os, também, em servidor público na Internet) e disponibilizar para utilização e cópia o produto tecnológico livre mediador do diálogo-problematizador (AMEM reorganizado . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ilse Abegg - Integrante / Everton Fêrrêr de Oliveira - Integrante / Fábio da Purificação De Bastos - Coordenador / Vilmar Bagetti - Integrante / Cleonice maria Tomazzetti - Integrante / Felipe Martins Müller - Integrante / Carlos Alberto Souza - Integrante / Carlos Hiroo Saito - Integrante / José André Angotti - Integrante / Wagner Duarte José - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4

2005 - 2007