Elaboração e avaliação de objetos de aprendizagem digitais voltados para a educação nutricional dos adolescentes

Pretendemos elaborar e divulgar objetos de ensino/aprendizagem digitais que possam ser usados na promoção da educação nutricional entre os adolescentes. A opção pela elaboração de objetos digitais foi baseada na literatura que defende o uso desses objetos no processo de ensino/aprendizagem de uma maneira geral e na promoção da educação nutricional (GRANDO, KONRATH e TAROUCO, 2003; BEZERRA et. al., 2011; PONTE, OLIVEIRA e VARANDAS, 2003) e também pela manifestação dos adolescentes que participaram da pesquisa FIP. Quando questionados quanto às mídias que eles acham mais interessantes para obter informações nutricionais, os adolescentes citaram os sites da internet (40,74%), vídeos (19,44%), simulações (14,81%) e animações (10,19). Isto justifica a utilização dos recursos digitais no processo de educação nutricional buscando uma aprendizagem multimídia. Contemplando a temática: condutas nutricionais adequadas, serão criados objetos de aprendizagem digitais a partir das dificuldades e necessidades apresentadas pelos participantes da pesquisa FIP; e, de artigos e materiais atualizados sobre este tema existentes na literatura e divulgados na mídia especializada. Será elaborado, também, um para o depósito dos objetos criados. Desta forma, pretendemos ampliar o entendimento dos indivíduos sobre a alimentação saudável. Queremos despertar nos adolescentes curiosidades e questionamentos, que proporcionarão análise e reflexão sobre a importância do tema e da sua interferência na qualidade de vida. Portanto, o desejo de continuar contribuindo para a educação nutricional de adolescentes nos fez propor este projeto buscando intervenções educativas que fujam do ensino meramente conceitual, utilizando atividades contextualizadas, lúdicas e interativas que incentivem a curiosidade e focalizem a atenção do aprendiz no objeto de conhecimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Andréa Carla Leite Chaves - Coordenador / Nayara da Silva Santos - Integrante / Bruno de Carvalho Firmino - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Bolsa.

2012 - 2013