Projeto MODAL - Modelagem computacional do aluno em interação com uma plataforma multiagentes de ensino e aprendizagem
O projeto Modal pertence ao domínio da modelagem computacional do aluno, cuja finalidade é a personalização do ensino realizado através do computador. O objetivo principal deste projeto é o estudo e desenvolvimento de novas abordagens para a modelagem de aspectos cognitivos e comportamentais do aluno em interação com um ambiente computacional de aprendizagem. Os sistemas computacionais que se destinam ao ensino e a aprendizagem são geralmente denominados tutores inteligentes ou ambientes de aprendizagem. O desenvolvimento desta categoria de sistemas abrange o estudo de diversos problemas, tais como: 1. a representação do conhecimento à ensinar, 2. a representação de estratégias e táticas de ensino, que sustentam a tomada de decisões do ambiente, 3. a construção de interfaces gráficas do usuários (alunos e professores), seja para a resolução de problemas, para a comunicação à distância, assim como para outras funções, 4. o suporte à realização de tarefas de maneira colaborativa e à distância, 5. a adaptação do sistema a cada aluno e a suas necessidades individuais, e, 6. a formação de grupos de alunos e professores para a realização de atividades conjuntas. Dentre todos estes problemas, nós estudaremos e desenvolveremos neste projeto os ítens 5 e 6. Cada aluno tem individualmente suas preferências, suas prioridades, mas também tem suas dificuldades e seus problemas de aprendizagem. O ambiente de aprendizagem deve ser capaz de identificá-los através das suas interações com o aluno. Além disso, o sistema deve facilitar a relação e as interações entre alunos e professores, a fim de criar um ambiente de aprendizagem onde o aluno se sinta membro de uma comunidade virtual. O projeto Modal pretende se integrar à uma linha de pesquisa em desenvolvimento no Departamento de Informática (DEIN) da Universidade de Caxias do Sul, que busca na inteligência artificial soluções para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Elisa Boff - Integrante / Maria de Fátima Webber do Prado Lima - Integrante / Alexandre Moretto Ribeiro - Integrante / Marcos Eduardo Casa - Integrante / Tiago Luiz Schmitz - Integrante / Guilherme Teles Paz - Integrante / Carine Geltrudes Webber - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade de Caxias do Sul - Bolsa.Número de orientações: 1
2003 - 2004