Sistema Complexo Aprendente: Um Ambiente de Realidade Aumentada para Educação

Os avanços na área computacional propiciam novas relações de interação homem-máquina, a partir de interfaces diretas e abertas que oferecem novas conexões, transformam o meio e favoreçem a construção do conhecimento, sem instruções previamente elaboradas e definidas pelo educador, fazendo com que os professores auxiliem os alunos na descoberta e construção do novo. A idéia central do projeto é que o conhecimento não é transmitido - cada indivíduo, a partir das sensações, emoções e do potencial criativo, constrói o conhecimento através de novas experiências, o que pode ser favorecido com a tecnologia de realidade aumentada (RA) aplicada à educação, onde os fluxos de interação entre usuário e ambiente são construídos e modificados de forma direta, em tempo real. A possibilidade de interação entre imagens de objetos reais e virtuais, que ocorre através da realidade aumentada, pode oferecer maiores informações sensitivas, facilitando a associação, a reflexão sobre a situação e o prazer em realizar e aprender. Portanto, em ambientes de realidade aumentada, consegue-se a realização de experiências e situações educativas de forma interativa e sem a necessidade de laboratórios equipados, possibilitando a criação de tarefas individualizadas ou em grupo, navegação, visualização de pontos de vista distintos, exploração de locais com formas diferenciadas de imagens sem riscos e limites. Para isto, usa-se um ambiente de baixo custo formado por um computador, uma ou mais câmeras de vídeo e software para a mistura das imagens reais e virtuais. Esta proposta tem por objetivo construir ambientes de realidade aumentada, interativos e abertos, com base na teoria da complexidade, para auxiliar a relação pedagógica e o aprender de conceitos abstratos de alunos do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Claudio Kirner - Coordenador / Tania Tossi Garbin - Integrante / Tereza G Kirner - Integrante / Carlos A Dainese - Integrante / Hugo Asmann - Integrante / Adilson Gonzaga - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2005 - 2007