Implementação de uma Ontologia para um modelo de Objetos de Aprendizagem baseados no Mapa de Conteúdos e no Mapa de Dependências.

As ferramentas pedagógicas computacionais estão sendo vistas como instrumentos valiosos para elevação da qualidade dos processos pedagógicos. Nesse sentido, os Objetos de Aprendizagem se apresentam como um recurso digital de extrema importância dentro desse processo. Contudo, mesmo com o grande número de pesquisa na área, são poucas as soluções que apontam para um modelo genérico de objeto. Dessa forma, este projeto é continuação de um anterior e tem como finalidade dá suporte a um maior, intitulado: Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem como Ferramentas Pedagógicas para uma Metodologia de Planejamento de Disciplina baseada em Objetivos Educacionais , aprovado pela FAPERN em resposta ao Edital FAPERN/MCT/CNPq/CT-INFRA 1 N 13/2009 Programa Primeiros Projetos, através da implementação de uma Ontologia para um Modelo Genérico de Objetos de Aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rommel Wladimir de Lima - Coordenador / Maria das Graças Pereira da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2011 - 2012