Ensinar e aprender em/na rede: a arquitetura de participação da web 2.0 no contexto da educação presencial

Sistemas compartilhados na web, essencialmente caracterizados pela possibilidade de participação e intervenção dos sujeitos, possibilitando a interação de muitos-para-muitos, constituem a base do conceito de web 2.0. Esta é a rede como plataforma, abarcando todos os dispositivos conectados a ela. Aplicações web 2.0 são aquelas que utilizam as possibilidades desta plataforma criando efeitos na rede através de uma "arquitetura de participação". Chama-se de software social as aplicações que produzem ambientes de socialização pela internet, como redes de relacionamento (Orkut, Facebook), blogs, micro-blogs (Twitter), wikis e outros. Também a possibilidade de interação através de dispositivos móveis vêm potencializando processos de colaboração e cooperação na rede. A presente pesquisa tem como objetivo investigar o potencial da arquitetura de participação da web 2.0 no processo de ensino e aprendizagem presencial dos anos finais do ensino fundamental, a fim de desenvolver uma proposta para uso do software social na educação. Esta pesquisa, de caráter científico, caracteriza-se por sua natureza aplicada e abordagem qualitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, caracteriza-se como pesquisa-ação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lovani Volmer - Coordenador / Cristina Ennes da Silva - Integrante / bassani, patricia - Integrante / Elias Wallauer - Integrante / Débora Nice Ferrari Barbosa - Integrante / Clóvis da Silveira - Integrante / Claudio Cleverson de Lima - Integrante / Patricia Thoma Eltz - Integrante / Fernanda Faller da Silva - Integrante.

2012 - Atual