PROVIA 2001-2003: Programa Comunidades Virtuais de Aprendizagem - Avaliação das Novas Tecnologias, Efeitos e Modos de Subjetivação
O PROVIA pretende-se multidisciplinar, integrando várias áreas e sub-áreas de conhecimento, com propostas diferenciadas de investigação, mas reunidas sob um mesmo eixo - o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo. Busca, com isso, constituir uma rede de pesquisas que reúna iniciativas, por enquanto ainda bastante isoladas, na avaliação das questões inerentes a esta temática, com vistas à geração de conhecimento relevante na área, capaz de subsidiar de maneira qualificada ações políticas e pedagógicas de inserção e de intervenção. Pretende principalmente desafiar para a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas ao mundo do trabalho e à comunicação midiática, às relações sociais, aos modos de produção das subjetividades, aos rumos da nova sociedade do conhecimento e às políticas instituintes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Margarete Axt - Coordenador / Cleci Maraschin - Integrante / Tânia Galli Fonseca - Integrante / Regina Mutti - Integrante / Edel Ern - Integrante / Daniela Peño Paiva - Integrante / Michelle Freimüller - Integrante / André Lapolli - Integrante / Lucas Nunes Guimarães - Integrante / Andrei R Thomaz - Integrante / Carime R Elias - Integrante / Denise Leite - Integrante / Clovis Leopoldo Reichert - Integrante / Elena Lidia Sol - Integrante / Dinorá M. Fraga - Integrante.
2001 - 2003