CIVITAS 2002-2004: Cidades Virtuais com Tecnologias para Aprendizagem e Simulação (Apoio CNPq/PROTEM/SOCINFO/processo 5251639/01-6)
Tem como principal objetivo criar e desenvolver um ambiente CIVITAS para construção de cidades virtuais por simulação, baseado em interação multi-usuário e compartilhamento de conteúdos digitais. O ambiente em desenvolvimento deve estar em consonância com uma proposta ético-político-pedagógica e de aplicação aberta a diferentes contextos educacionais e/ou de trabalho profissional cooperativo. O projeto CIVITAS, numa primeira instância, tem aplicação nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, onde professores e alunos passarão a interagir cooperativamente na tomada de decisões e no planejamento e construção da cidade virtual, bem como na definição de normas de convivência urbana em seus aspectos sócio-ambiental, histórico-cultural, ético-estético e político-econômico, gerando subsídios para reflexão crítica, tanto dos conteúdos curriculares quanto dos valores implicados, conforme proposta curricular definida pela equipe envolvida. A expectativa é de que, nos encontros em sala de aula, as crianças trabalhem conteúdos, reflexivamente, a partir de subsídios gerados pelo CIVITAS. Os resultados do experimento descrito no âmbito do projeto encontrarão dois imediatos meios de aplicação nos campos do ensino de Urbanismo e no desenvolvimento de metodologias inovadoras para o Planejamento Urbano. No primeiro caso, trata-se da complementação e atualização das atividades vinculadas à disciplina ARQ 02.001- Teorias sobre o Espaço Urbano, no sentido de incorporar tecnologias digitais avançadas, para um sistema de realidade virtual operando em rede, com interação em tempo real, além de incrementos assíncronos; no segundo caso, abre-se a possibilidade concreta de acoplar os resultados gerados pelo CIVITAS, ao programa URB de extensão universitária em especial no que respeita ao sub-programa Urb@Net.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Margarete Axt - Coordenador / Márcio Martins - Integrante / Magali Longhi - Integrante / Leandro Marino de Andrade - Integrante / Leandro Gallina - Integrante / José Francisco Andrade Annoni - Integrante.
2002 - 2004