Jogos educativos como ferramenta para aprendizagem experiencial e significativa sobre as mudanças climáticas globais e seus efeitos nos ecossistemas marinhos e costeiros

Descrição: O conceito científico de Mudança Climática é muito difícil para a maioria da população e há uma tendência em percebê-lo como um problema abstrato, longe no tempo e deslocado no espaço. É importante, portanto, promover um ensino, em todos os espaços de aprendizagem, baseado no aprofundamento científico sobre o tema através, por exemplo, da confecção de materiais didáticos interdisciplinares com conhecimentos acumulados sobre clima e mudanças globais. O presente projeto propõe o desenvolvimento, aplicação e teste de dois jogos educativos, interdisciplinares e sistêmicos, sobre as influências das mudanças climáticas nos ambientes marinhos e costeiros. Ambos os jogos (Trilha Interpretativa Virtual e Livro-jogo virtual) serão voltados para alunos de ensino fundamental e médio, serão disponibilizados na internet e avaliados em termos de eficácia como material educacional. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliana Cristina Braga - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi Lopes - Coordenador / Flávio Augusto de Souza Berchez - Integrante / Simone Rodrigues de Freitas - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Integrante / Luciano Silva - Integrante.

2012 - Atual