iTarefa: componente Moodle para incorporar módulos de aprendizagem interativa em cursos Web

O computador tem sido empregado na educação praticamente desde seu surgimento e a literatura tem apontado como vantagens de sua incorporação no processo de ensino-aprendizagem, seu potencial de promoção de interatividade e de resposta rápida (retroação). Mais recentemente, com a grande popularização da Web, o uso de Sistemas Gerenciadores de Cursos (SGC) passou a ser ferramenta necessária para personalizar o aprendizado do aluno e para sintetizar informações ao professor. Além disso os SGC viabilizaram o surgimento de uma grande quantidade de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD). Dentre os SGC um que merece destaque é o Moodle, em função de ser um sistema livre e por adotar uma arquitetura modular que permite a incorporação de novas ferramentas. Entretanto, nota-se atualmente uma carência no Moodle de ferramentas que proporcionem aprendizado interativo e que eventualmente permita retroação imediata. Deste modo, a proposta deste trabalho é o enriquecimento do Moodle, apresentando um novo pacote, o iTarefa, que possibilita o gerenciamento de atividades interativas. O iTarefa possibilita a incorporação de qualquer applet Java, desde que este esteja na forma de um Módulo de Aprendizagem Interativa (iMA). Neste trabalho serão apresentados, além do pacote iTarefa, os resultados de seu uso em disciplina de graduação e alguns minicursos para professores e alunos do ensino fundamental e médio.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patricia Alves Rodrigues - Coordenador / Leônidas de Oliveira Brandão - Integrante.

2007 - Atual