MEDIATEC: Mediação Tecnológica para apóio ao Professor Online
O projeto proposto visa investigar a forma como a mediação do professor pode ser compartilhada por uma mediação tecnológica desenvolvida por agentes inteligentes dentro de um ambiente virtual (a ser definido) de forma a aliviar a carga de trabalho do professor e ajudar o aluno no seu processo de apropriação/internalização. Essa mediação tecnológica poderia atuar principalmente no início de um curso por ser este momento o de maior carga de trabalho do professor, pois os alunos precisam se apropriar de conceitos e procedimentos novos que são fundamentais para a construção do conhecimento do curso. Desta forma, o professor teria mais tempo para acompanhar o processo de auto-controle dos seus alunos e se concentrar em ajudas qualitativamente superiores de forma a ajudar os alunos a atingir a auto-regulação. Para isto acontecer seria importante o aporte da Inteligência Artificial Cognitiva, através da utilização de conceitos e técnicas da IA Cognitiva e de agentes pedagógicos para promover a mediação tecnológica. Problema de Pesquisa A hipótese básica da presente pesquisa é que as categorias de controle, autocontrole e auto-regulação abordadas em estudos científicos presentes na literatura podem ser aplicadas de forma produtiva na análise e modelagem dos processos de mediação que ocorrem em ambientes de EAD. Além de ajudar na compreensão dos processos de mediação em ambientes de EAD, se espera que estas categorias possam servir de base para a construção de ferramentas para ambientes de EAD que apóiem tanto professores quanto alunos a atingir processos de mediação produtivos, do ponto de vista pedagógico. Assim, o presente projeto buscará pesquisar de que forma pode ser desenvolvida uma mediação tecnológica que apóie o trabalho do professor e do aluno nas categorias de controle, autocontrole e auto-regulação em ambientes de EAD. 4.1 Objetivos: a. Modelar categorias de mediação para ambientes EAD b. Identificar possibilidades de integração dessas categorias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Eliseo Berni Reategui - Integrante / Rosa Maria Viccari - Integrante / Liliana Maria Passerino - Coordenador / João Carlos Gluz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2010