Mapeamento e análise das trilhas de navegação e leitura dos alunos em artefatos digitais, com conteúdos multimodais hipertextuais, de disciplinas de Letras e Matemática na modalidade EaD
O grupo reúne pesquisadores e estudantes interessados na problemática do uso e da compreensão de novas linguagens em rede e de novos suportes tecnológicos em processos de ensino e aprendizagem. Os estudos situam-se a partir da problemática da transição paradigmática em curso da sociedade moderna à pós-moderna e, mais especificamente, entre textos impressos e hipertextos e as novas formulações híbridas e seus desdobramentos. O grupo investiga o uso (navegação, interação) e a compreensão (produções de sentido) dos usuários das linguagens e dos suportes tecnológicos utilizados em processos de ensino e de aprendizagem. Os interesses de pesquisa do grupo abrangem três níveis inter-relacionados: as linguagens em rede, os usos e a compreensão dos artefatos tecnológicos pelos usuários e o contexto das práticas de ensino e de aprendizagem. São temas de interesse do grupo: as formas de uso e de compreensão das linguagens em rede, em particular dos artefatos hipermodais em rede; a interação do usuário com as linguagens no ensino e aprendizagem; as questões de usabilidade das linguagens e artefatos; as práticas de navegação, leitura e apropriação crítica, pelos usuários, das linguagens e das estruturas hipertextuais e hipermodais contidas nos artefatos em rede; as possibilidades e limites dos usos dos artefatos hipermodais em rede nos processos pedagógicos; a proposição, elaboração e avaliação de artefatos hipermodais associados a processos de ensino e aprendizagem; a formação do educador para a compreensão e uso dos artefatos hipermodais nos processos pedagógicos; as metodologias, artefatos e softwares para a investigação e documentação da complexidade do objeto de estudo. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ofélia Alencar de Mesquita - Coordenador.
2010 - Atual