Eventos de Instrução e Adaptabilidade em Sistemas de Tutoria Inteligente: Uma Abordagem Multiagentes

Resumo: Neste trabalho é proposta uma sociedade multiagentes, denominada Sociedade dos Agentes de Eventos de Instrução (SAEI), que tem por objetivo aumentar a adaptabilidade de Sistemas de Tutoria Inteligente. Para a construção da SAEI apresenta-se a arquitetura de um agente cognitivo, denominado agente Gagné, cuja arquitetura funcional baseia-se em um modelo de funcionamento da mente humana, apresentado na teoria de Projeto Instrucional. Cada agente da SAEI modela um dos eventos instrucionais utilizados em projetos instrucionais, sendo que cada evento equivale a uma micro-estratégia pedagógica.

Abstract: Neste trabalho é proposta uma sociedade multiagentes, denominada Sociedade dos Agentes de Eventos de Instrução (SAEI), que tem por objetivo aumentar a adaptabilidade de Sistemas de Tutoria Inteligente. Para a construção da SAEI apresenta-se a arquitetura de um agente cognitivo, denominado agente Gagné, cuja arquitetura funcional baseia-se em um modelo de funcionamento da mente humana, apresentado na teoria de Projeto Instrucional. Cada agente da SAEI modela um dos eventos instrucionais utilizados em projetos instrucionais, sendo que cada evento equivale a uma micro-estratégia pedagógica.

2004