Sistema de Autoria para Construção de ¿Adventures¿ Educacionais em Realidade Virtual
O presente trabalho envolve a aplicação da tecnologia computacional à educação. Discute-se a importância pedagógica da utilização de metáforas altamente interativas na construção de software educacional e apresenta-se um modelo de interação utilizando jogos educacionais em realidade virtual. A crença de que o aprendiz constrói seu conhecimento quando ele é parte integrante de um universo e interage diretamente com ele, torna-o um agente ativo do seu processo de aprendizado. A partir desta crença, buscou-se especificar uma ferramenta de autoria para a criação de ambientes educacionais baseados na metáfora dos ¿Role-Playing Games¿ ou também conhecidos como ¿Adventure Games¿, com o intuito de construir ¿adventures educacionais¿ que se apresentassem como bons ambientes de aprendizado. Tal ferramenta, pretende ser também um facilitador à criação de ambientes educacionais, a ponto de que o próprio professor ou até mesmo os alunos tornem-se autores de jogos educativos. Um protótipo da ferramenta de autoria, foi especificado e em parte desenvolvido, bem como a criação de um ambiente prototipado de uma possível aplicação desta ferramenta para demonstração de suas potencialidades. Este ambiente relaciona conceitos relativos à aprendizagem de engenharia civil.
1997