Um Ambiente Computacional de Aprendizagem baseado em Redes Semânticas

O grande desafio para a educação hoje é conduzir o processo de ensino para o surgimento de novas propostas que utilizem com eficiência os recursos tecnológicos emergentes para a criação de ricos ambientes de aprendizagem. Muitas pesquisas têm sido feitas no sentido de determinar como o uso educacional do computador poderá contribuir para a construção destes ambientes. Esta dissertação faz algumas considerações sobre a utilização das tecnologias de Inteligência Artificial e Hipermídia para o desenvolvimento de sistemas educacionais. Pode-se antecipar que na construção deste tipo de sistema, duas das maiores dificuldades encontradas estão relacionadas com a aquisição do conhecimento humano e sua respectiva representação em modelos computacionais adequados. Estes são talvez os principais motivos porque tais sistemas não estão sendo desenvolvidos em maior quantidade e ainda não se disseminaram devidamente nos meios educacionais. O resultado do trabalho é a proposta de uma ferramenta computacional voltada para auxiliar o estudante ou o próprio professor na organização de suas idéias, e/ou estruturação de seu conhecimento, na forma de uma representação explícita de conhecimento através da utilização de redes semânticas e hipertexto.

1997