Sistemas Hipermídia para o Ensino: estendendo as facilidades para o tutor e o estudante
Este trabalho discute o potencial e, principalmente, os problemas decorrentes do uso de sistemas hipermídia tradicionais (i.é redes de páginas manipuladas por browsers) em aplicações de ensino & aprendizagem. Argumenta-se que um dos grandes problemas dos sistemas hipermídia consiste na usual falta de qualquer controle sobre a navegação do usuário, que pode refletir negativamente no processo de aprendizagem. O trabalho propõe, e implementa no protótipo SASHE, o uso de recursos extremamente simples, como a associação de atributos aos nós do hiperdocumento, bem como a exploração da característica de aninhamento (ou composição) de nós, já usual nos modelos conceituais de hipermídia, para modelar aplicações hipermídia que atendam a algumas das necessidades tanto do autor quanto do estudante. Tais contribuições consistem em: a) oferecer mais recursos ao usuário-estudante, além das funções de controle; isto se dá através de um conjunto botões da interface para o acesso a informações contextuais, de controle e estratégicas (busca de nós alternativos de acordo com dificuldade associada e nó atual); b) oferecer mais recursos ao usuárioautor, no sentido de fornecer-lhe ferramentas de autoria de hiperdocumentos "qualificados" para aplicações no ensino (independente do domínio de conhecimento), bem como de possibilitar a criação de roteiros que imprimem uma forma de controle "flexível": ao selecionar cada nó que fará parte de um roteiro, o autor pode definir um "grau de liberdade" associado, correspondente a um contexto da hierarquia que engloba aquele nó. O autor, ao definir os limites de "fuga" do roteiro, indica quais informações periféricas podem contribuir à leitura do estudante, sem interferirem negativamente nos objetivos do autor.
1997