"Escola Virtual" para pessoas com síndrome de Down : ambientes de aprendizagem telemáticos como alternativa de desenvolvimento
Neste trabalho focalizamos as possibilidades de criar novas alternativas para a Educação Especial, relacionadas às redes telemáticas. No contexto do Núcleo de Informática para a Educação Especial - NIEE - da PRORHESC/ UFRGS, destacamos as atividades atuais que envolvem a estruturação de ambientes de aprendizagem telemáticos na perspectiva da criação da ¿escola virtual¿, visando o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo desses usuários. Relatamos a experiência dos nossos alunos nesses ambientes (http://www.niee.ufrgs.br/alunos), no intercâmbio com amigos virtuais, na troca / cooperação, no acesso à informação e desenvolvimento de projetos variados. A título de exemplo e análise, apresentamos alguns ¿sites¿ de Educação Especial. Em síntese, nosso trabalho focaliza, de um lado, o intercâmbio/troca/cooperação com o outro, explorando o potencial que as redes telemáticas podem oferecer nessa perspectiva e, em outra dimensão, o acesso/construção de conhecimento associado ao processo de apropriação desses recursos tecnológicos pelos portadores de necessidades educativas especiais, tendo sempre presente o referencial do aprender a se comunicar, aprender a aprender , aprender com o outro e aprender a ser.
1998