Modelos de Colaboração
A noção de colaboração parece ser quase que universalmente aceita como sendo uma valiosa maneira de encorajar o acontecer do aprendizado em sala de aula. Entretanto, o termo colaboração é freqüentemente usado como se fosse algo ambíguo ou intencionalmente vago. A literatura sobre colaboração indica que há um grau significativo de discordância. A posição aqui tomada é de que a noção de colaboração é melhor vista como um conjunto de possíveis relações entre os participantes. O termo colaboração então torna-se um conceito genérico que tem que ser contextualizado para definir a relação desejada entre os participantes. A meta desse artigo é apresentar esquematicamente a pesquisa sobre as diferentes relações colaborativas que lançam luz sobre quatro itens chave. Algumas pesquisas em andamento são usadas como exemplo para ilustrar essas questões. Esses exemplos referem-se a trabalhos sobre: um modelo computacional de colaboração feito para estimular o apreender a colaborar (Burton et al, 1997); o uso da colaboração dentro de ambientes de realidade virtual (Brna, 1998; Romano et al, 1998); o uso de um modelo estudantil colaborativo (Dimitrova et al, a ser publicado); e a noção de avaliação colaborativa (Bull e Brna, 1997).
1998