Exploração do Uso de Realidade Virtual no Aprendizado de Habilidades Acadêmicas para o Ensino Fundamental

Discriminação condicional tem sido o objeto de estudo no campo da Psicologia Educacional desde o século anterior. O aprendizado em tarefas de discriminação condicional pode ser baseado no procedimento de matching-to-sample, no qual os conceitos são aprendidos através de relações, sem ensino direto. Entre estas relações, algumas podem ser identificadas como as que incluem o universo da linguagem oral e escrita, bem como a rede de relações entre eventos que podem ser aplicados ao ensino de línguas, matemática e ciência, bem como outros assuntos. Este artigo descreve um projeto que está sendo desenvolvido pelos Departamentos de Psicologia e Ciência da Computação da Universidade Federal de São Carlos, no qual se usa a realidade virtual como uma interface natural para o aprendizado em tarefas de discriminação condicional. Este projeto objetiva explorar tanto a aquisição das discriminações condicionais como as estratégias de ensino, e também a performance conjunta de crianças em discriminação condicional, através de jogos educacionais em ambientes virtuais multi-usuários na Internet.

1999