InfraVIDA - Infraestrutura de Vídeo Digital para Aplicações de Telemedicina (Aprovado no Edital RNP/CNPq de Redes Avançadas - 2001)
O projeto InfraVida visa implementar um sistema básico de suporte à telemedicina incluindo funções colaborativas específicas com ferramentas básicas de CSCW como vídeo e áudio-conferência, serviços de diretório, whiteboards e chats baseados em texto. O sistema enfocado nesse projeto visa a dar suporte ao "telediagnóstico" e à "segunda opinião médica" através de um sistema de conferência multimídia envolvendo a distribuição de fluxos de vídeo de diferentes qualidades utilizando os serviços diferenciados propostos para a Internet. - Desenvolver experimentos com a transmissão de imagens estáticas e vídeos de diferentes qualidades com o objetivo de determinar as limitações e necessidades do sistema; - Avaliar o suporte a agregados de tráfego de aplicações de telemedicina no contexto das redes de alta velocidade (p. ex.: REMAVs e RNP2), redes corporativas e redes de acesso, com a aplicação da tecnologia de serviços diferenciados (DiffServ); e - Especificar e avaliar um perfil de configuração de equipamentos roteadores para redes de alta velocidade conformes ao DiffServ, permitindo a ampliação do acesso dessa infra-estrutura a aplicações de telemedicina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Celso Alberto Saibel Santos - Integrante / Guido Lemos de Souza Filho - Integrante / José Augusto Suruagy Monteiro - Integrante / Magdala de Araújo Novaes - Integrante / Joberto Sérgio B. Martins - Integrante / Carlos A. G. Ferraz - Coordenador / Claudete Mary de Souza Alves - Integrante / Almerindo Nascimento Rehem Neto - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2002 - 2004