NavMatBR - Recurso para leitura e navegao em frmulas matemticas por pessoas com deficincia visual no contexto brasileiro

Descri��o: A habilidade de ler, compreender e manipular conte�do de f�rmulas matem�ticas � essencial em diversos aspectos da forma��o de estudantes, em particular para o exerc�cio de atividades ligadas a cursos das �reas de ci�ncias, tecnologia e engenharias. Entretanto, o acesso a f�rmulas matem�ticas em formato digital para pessoas com defici�ncia visual que utilizam leitores de tela ainda apresenta diversas barreiras, muitas relacionadas ao uso de formatos inadequados para representa��o desse conte�do e/ou falta de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) para efetuar a leitura. Apesar de avan�os na proposta de solu��es para leitura de f�rmulas matem�ticas em formato digital por software leitor de telas em outras l�nguas, o suporte para leitura de f�rmulas em formato digital em Portugu�s do Brasil � ainda mais limitado, o que imp�e diversas limita��es para pessoas com defici�ncia visual no Brasil. A proposta do presente projeto � de efetuar uma pesquisa para desenvolver um recurso de Tecnologia Assistiva para permitir a leitura de conte�dos de f�rmulas matem�ticas em formato digital por software leitores de tela para usu�rios com defici�ncia visual no Brasil. A proposta do estudo envolve a realiza��o de uma pesquisa com pessoas com defici�ncia visual e com professores e outras pessoas que atuam no apoio a estudantes com defici�ncia visual para coletar uma base de descri��es de f�rmulas matem�ticas para dar base para a implementa��o de descri��es textuais de f�rmulas de acordo com os costumes e influ�ncias culturais do contexto brasileiro. O projeto tamb�m prop�e-se a analisar t�cnicas para leitura e compreens�o de f�rmulas complexas para implementar recursos de navega��o em partes de f�rmulas que auxiliem usu�rios com defici�ncia visual, como alternativa � leitura unicamente sequencial do conte�do. O projeto envolve uma equipe multidisciplinar com pesquisadores da �rea de Ci�ncia da Computa��o, Matem�tica e Lingu�stica, possibilitando a integra��o de conhecimentos t�cnicos para a implementa��o do recurso de TA, bem como conhecimentos sobre os fundamentos matem�ticos e an�lise lingu�stica das transcri��es de descri��es de f�rmulas matem�ticas por professores e profissionais brasileiros que possibilitem a leitura de conte�do em Portugu�s do Brasil adequados ao contexto dos estudantes. A constru��o do NavMatBR dever� basear-se em solu��es de leitura de tela existentes de c�digo aberto, e ser� disponibilizado e registrado como software livre, de forma a ampliar o acesso a essa tecnologia. O projeto envolver� pesquisas com entrevistas e coleta de dados sobre a leitura de f�rmulas matem�ticas (com professores, profissionais de apoio e pessoas com defici�ncia visual), an�lise da forma de leitura, e consequente ajuste e cria��o/adapta��o de algoritmos para reconhecimento e transcri��o autom�tica de f�rmulas. Em seguida, ser�o feitas implementa��es para interpreta��o de f�rmulas em formato MathML (Mathematical Markup Language) e s�ntese em Portu[...]

2016 - Atual