NavMatBR - Recurso para leitura e navegação em fórmulas matemáticas por pessoas com deficiência visual no contexto brasileiro

Descrição: A habilidade de ler, compreender e manipular conteúdo de fórmulas matemáticas é essencial em diversos aspectos da formação de estudantes, em particular para o exercício de atividades ligadas a cursos das áreas de ciências, tecnologia e engenharias. Entretanto, o acesso a fórmulas matemáticas em formato digital para pessoas com deficiência visual que utilizam leitores de tela ainda apresenta diversas barreiras, muitas relacionadas ao uso de formatos inadequados para representação desse conteúdo e/ou falta de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) para efetuar a leitura. Apesar de avanços na proposta de soluções para leitura de fórmulas matemáticas em formato digital por software leitor de telas em outras línguas, o suporte para leitura de fórmulas em formato digital em Português do Brasil é ainda mais limitado, o que impõe diversas limitações para pessoas com deficiência visual no Brasil. A proposta do presente projeto é de efetuar uma pesquisa para desenvolver um recurso de Tecnologia Assistiva para permitir a leitura de conteúdos de fórmulas matemáticas em formato digital por software leitores de tela para usuários com deficiência visual no Brasil. A proposta do estudo envolve a realização de uma pesquisa com pessoas com deficiência visual e com professores e outras pessoas que atuam no apoio a estudantes com deficiência visual para coletar uma base de descrições de fórmulas matemáticas para dar base para a implementação de descrições textuais de fórmulas de acordo com os costumes e influências culturais do contexto brasileiro. O projeto também propõe-se a analisar técnicas para leitura e compreensão de fórmulas complexas para implementar recursos de navegação em partes de fórmulas que auxiliem usuários com deficiência visual, como alternativa à leitura unicamente sequencial do conteúdo. O projeto envolve uma equipe multidisciplinar com pesquisadores da área de Ciência da Computação, Matemática e Linguística, possibilitando a integração de conhecimentos técnicos para a implementação do recurso de TA, bem como conhecimentos sobre os fundamentos matemáticos e análise linguística das transcrições de descrições de fórmulas matemáticas por professores e profissionais brasileiros que possibilitem a leitura de conteúdo em Português do Brasil adequados ao contexto dos estudantes. A construção do NavMatBR deverá basear-se em soluções de leitura de tela existentes de código aberto, e será disponibilizado e registrado como software livre, de forma a ampliar o acesso a essa tecnologia. O projeto envolverá pesquisas com entrevistas e coleta de dados sobre a leitura de fórmulas matemáticas (com professores, profissionais de apoio e pessoas com deficiência visual), análise da forma de leitura, e consequente ajuste e criação/adaptação de algoritmos para reconhecimento e transcrição automática de fórmulas. Em seguida, serão feitas implementações para interpretação de fórmulas em formato MathML (Mathematical Markup Language) e síntese em Portu[...]

2016 - Atual