Uma aplicação da dinâmica não-linear para avaliação de desempenho de comunidades virtuais de aprendizagem. Além da tela do computador: linguagem, emocionalidade e corporalidade.

A aprendizagem permanente é um requisito básico para as organizações se manterem competitivas num mercado em constantes mudanças. Nesse sentido, as empresas estão intensificando suas ações no campo da educação corporativa. É cada vez maior a utilização da educação a distância (EAD), que proporciona aos funcionários estudar em local e momento mais adequado. Uma prática muito utilizada na EAD são os encontros assíncronos, especialmente o fórum de discussão. O propósito deste trabalho foi avaliar a efetividade dessa prática para a construção de conhecimento e as competências conversacionais necessárias para promover a quantidade e a qualidade das interações no fórum. Partindo do questionamento de alguns autores quanto à eficiência dos atuais métodos de avaliação, baseados na subjetividade e/ou em métricas lineares, apresentamos uma metodologia de avaliação para fóruns de discussão, baseada na teoria de dinâmica de sistemas não-lineares. O modelo Meta Learning, utilizado em ambiente de equipes presenciais, vinculando a relação entre positividade e negatividade ao desempenho de equipes, foi testado em fóruns de discussão de um curso a distância, para verificar se os mesmos parâmetros podem ser utilizados no ambiente virtual. A Ontologia da Linguagem foi o referencial teórico para avaliação de competências conversacionais. Os resultados obtidos mostraram uma correlação positiva entre a relação positividade/negatividade e a construção de conhecimento, bem como a importância das competências conversacionais para a efetividade do fórum como prática pedagógica. Verificamos, com esta pesquisa, que o modelo Meta Learning pode ser utilizado para avaliação de desempenho de comunidades virtuais de aprendizagem e que possuir competências conversacionais também favorece os relacionamentos no ambiente virtual.

2004