Um estudo das identidades matemáticas de alunos do ensino médio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar

Esse trabalho consiste de um estudo das identidades matemáticas de alunos do Ensino Médio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), com ênfase em seus sistemas de crenças em relação à Matemática. Os referenciais teóricos que fundamentam o estudo encontram-se nas perspectivas de aprendizagem situada e comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991; WENGER, 1998) e na literatura sobre identidade e crenças no contexto da Educação Matemática. As identidades matemáticas (real e designada) desses alunos foram examinadas segundo conceituação de Sfard e Prusak, (2005a, b). As crenças foram investigadas com base nos trabalhos de Gómez Chácon, Opt Eynde e De Corte, (2006) em termos do sistema de crenças dos alunos (i) sobre a Matemática e educação matemática, (ii) sobre si mesmos como estudantes de Matemática e (iii) sobre o contexto social no qual eles e a Matemática interagem. A pesquisa empírica é essencialmente qualitativa e utilizou os seguintes instrumentos de coleta de dados: (i) questionários para os alunos; (ii) registro em áudio e vídeo de entrevistas com alguns alunos e professores; (iii) registro em áudio e vídeo de uma série de aulas; (iv) questionário para os pais de alguns alunos; (v) diário de campo através de registro escrito e em áudio. A análise e a discussão dos dados é apresentada na forma de três estudos de caso, utilizando-se de narrativas/histórias produzidas a partir dos relatos obtidos durante o processo de obtenção de dados. Destacam-se, nas considerações finais reflexões sobre o desenvolvimento, resultados e implicações pedagógicas do estudo. Os resultados de pesquisa apontam, dentre outros, uma interessante relação entre as identidades matemáticas real e designada dos alunos pesquisados e suas crenças matemáticas. Por exemplo, aquele que apresenta uma forte identidade real mostra convicções fortes sobre o que é a Matemática, sobre seu ensino, sua própria aprendizagem, e sobre a utilidade da disciplina para a carreira de aviador da FAB. Aquele que apresenta uma identidade designada marcante tem dúvidas sobre a utilidade do ensino da Matemática para tal carreira, mesmo possuindo uma forte convicção pessoal do que seja a Matemática. Finalmente, aquele que mostra certa instabilidade da identidade matemática, podendo ora ser contabilizado entre aqueles que têm uma identidade real forte, ora entre aqueles que têm uma identidade designada marcante, oscila entre suas convicções da aprendizagem e de seus desejos em relação à disciplina. Ainda que a pesquisa tenha sido realizada numa escola bastante específica, a EPCAR, algumas implicações pedagógicas podem ser indicadas para outras escolas. Sugere-se, em particular, que os professores estejam atentos às origens das identidades matemáticas daqueles alunos que, por vezes, apresentam-se apáticos, alheios à sala de aula. Por consequência, que procurem compreender os baixos desempenhos desses alunos em avaliações e os sentimentos de descontentamento que porventura esses alunos possam dem

2010