Acompanhamento do aprendizado do aluno em cursos à distancia através da Web: metodologias e ferramenta.

O crescimento de cursos a distância oferecidos através da Web tem promovido uma grande reflexão sobre como acompanhar a evolução do aluno através deste curso. Em um curso presencial o docente possui meios mais seguros e concretos de observar e gerenciar o processo de aprendizagem já que os participantes estão em contato físico constante. Além disto, normalmente em um curso a distância, o aluno faz seu horário de estudo o que resulta num esforço ainda maior por parte do docente para acompanhar os alunos, pois terá que analisar momentos diferentes do curso ao mesmo tempo. A escolha de métodos para acompanhar a evolução do estudante em um curso on-line é sempre muito difícil de ser realizada e deve ser adequada as necessidades específicas do contexto estudado. Este trabalho apresenta além de conceitos pedagógicos relacionados a avaliação da aprendizagem presencial ambientes de gerenciamento de cursos a distância através da Web, sendo estes os alicerces das propostas realizadas nesta dissertação. As alternativas apresentadas, dentro de um ambiente interativo e através de testes objetivos, para realização de uma avaliação formativa tem como principal objetivo acompanhar o desenvolvimento do aluno no processo de aprendizagem. Como resultado da aplicação da metodologia para a construção de testes objetivos obteve-se uma ferramenta denominada AvaliaOnline, cuja finalidade é criar e aplicar questões do tipo múltipla-escolha em problemas que possuem valores numéricos e fórmulas ou algoritmos relacionados a sua resolução. A ferramenta permite que os valores numéricos que constituem o enunciado de uma questão sejam modificados toda vez que a mesma é apresentada, através do sorteio aleatório destes valores que serão utilizados para resolução do problema. Ou seja, a resposta correta da questão é gerada no momento da exibição da mesma. Além disto, é possível realizar uma dependência entre as questões que constituem o teste, construíndo uma árvore de questões onde o docente verifica o ¿caminho¿ percorrido pelo aluno durante o teste, dando subsídios para um acompanhamento mais detalhado sobre a resolução do estudante. Finalizando este trabalho, são apresentados exemplos práticos da utilização das ferramentas interativas para acompanhamento do aluno e da criação e aplicação de um teste desenvolvido através da ferramenta AvaliaOnline.

2002