Adequação metodológica de ambientes para MOOC por meio do SPIDe
Esta pesquisa tem por objetivo invetigar como o uso do SPIDe com especialistas em educação pode favorecer a atuação dos agentes de ensino e a aprendizagem dos estudantes ao conceber ambientes MOOC adaptados/adequados para diferentes metodologias de ensino. Dada a natureza e abrangência desta pesquisa, os objetivos específicos serão desenvolvidos em dois planos de trabalho, cujos resultados agregados responderão os objetivos esperados por esta pesquisa. A junção de ambos planos de trabalho consiste na execução da metodologia, que divide-se em seis passos: (i) identificar por meio de uma revisão de literatura elementos e práticas pedagógicas de ensino aplicadas a MOOC, (ii) projetar por meio do SPIDe um ambiente MOOC, (iii) acompanhar e analisar a comunicação e interação dos especialistas educacionais e especialistas em desenvolvimento de software, (iv) estabelecer uma comparação entre o SPIDe e Design Thinking, (v) avaliar o processo e, por fim, (vi) analisar se houve favorecimento na aprendizagem dos estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Jean Clemisson Santos Rosa - Integrante / Ecivaldo Matos - Coordenador / Filipe Adeodato Garrido - Integrante / Beatriz Brito do Rêgo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
2019 - 2020