Tecnologias Educacionais em Rede na Formação Inicial e Continuada de Professores: impacto das políticas públicas nas práticas escolares

O foco dessa pesquisa científico-tecnológica é analisar o impacto do fomento e indução das políticas públicas educacionais para integração das tecnologias em rede nas práticas escolares dos cursos de formação inicial e continuada de professores da UFSM. A estratégia é a nalisar a congruência entre a legislação vigente para formação de professores e as práticas escolares de integração das tecnologias em rede efetivamente implementadas nos currículos do ensino superior na UFSM. As contribuições previstas são: a) gerar indicadores institucionais a partir do mapeamento de práticas escolares que tem sido implementadas na UFSM em decorrência da indução e fomento das políticas públicas vigentes para formação de professores (licenciaturas, especializações, mestrados e doutorados); b) diagnosticar e divulgar as práticas escolares inovadoras do ponto de vista da performance docente para integração das tecnologias parametrizadas pela legislação vigente; c) sinalizar avanços e situações-limite nas políticas públicas e práticas escolares mediadas por tecnologias educacionais em rede no ensino superior. O modelo teórico fundamenta-se nos princípios da rede de mediadores (interface humano-computador), gestão escolar democrática e interação dialógico-problematizadora como matrizes para análise crítica da prospecção anunciada nas políticas públicas e dos viáveis-possíveis nas práticas escolares implementadas (retrospeção). Os procedimentos metodológicos de pesquisa-ação contemplam análise exploratória dos documentos (políticas públicas); questionários tipo survey estruturados em escala Likert visando análise estatística descritiva, histograma de frequência e correlação de variáveis para composição da análise por triangulação de fontes de dados. Os principais resultados científicos e inovações tecnológico-educacionais esperados são: a) diagnóstico sobre aplicabilidade e impacto das políticas públicas no âmbito da formação inicial e continuada de professores que fomentam e induzem a integração das tecnologias em rede nas práticas curriculares no ensino superior na UFSM; b) indicadores temáticos para parametrizar programas institucionais de capacitação; c) sinalização de atualização e/ou reformulação das políticas públicas educacionais do campo da formação de professores e dos projetos pedagógicos dos cursos em vigor na UFSM.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann - Integrante / Fábio da Purificação de Bastos - Integrante / Edgardo Gustavo Fernández - Integrante / Ilse Abegg - Integrante / DANIELE DA ROCHA SCHNEIDER - Integrante / TAÍS FIM ALBERTI - Integrante / Cláudia Smaniotto Barin - Integrante / Josiane Pozzatti Dal-Forno - Integrante / Iris C. Datsch Toebe - Integrante / Anna Helena Silveira Sonego - Integrante / Ismael Goulart - Integrante / Juliana Sales Jacques - Integrante / MALLMA[...]

2013 - Atual