Eco-Web: Design da Interação na Web Social Inclusiva

A Web tem sido caracterizada por uma nova geração de tecnologias para a construção de interfaces de aplicações que possibilitem colaboração em comunidades e melhor qualidade da interação entre pessoas, mediada por Tecnologia de Informação e Comunicação.

Mais do que conectar páginas e conteúdos, a Web hoje interliga pessoas, organizações e conceitos, podendo ser compreendida como uma máquina social que inclui uma tecnologia subjacente, mas que também possui regras, estratégias e estruturas organizacionais que se constroem sobre a tecnologia.

As maneiras como as pessoas irão interagir e transformar o uso de uma aplicação Web, em particular, não é fácil de explicar e de predizer. Consequentemente, a essência de como desenvolver aplicações Web requer o tratamento de aspectos tecnológicos nos quais a consideração da dinâmica social é potencializada por conceitos como Acesso Universal e Participativo, Computação Afetiva, Valores e Web Pragmática.

Deste modo, conceitos e práticas tradicionais da área de Interação Humano-Computador necessitam serem postos em perspectiva neste novo cenário de desenvolvimento e de entendimento da Web como fenômeno social.

Este projeto propõe uma visão sistêmica para o design da interação no contexto da Web, que estamos denominando Eco-Web, e objetiva construir um framework conceitual que instrumentalize aqueles envolvidos com o design e desenvolvimento de tais sistemas a produzirem soluções que efetivamente atendam às necessidades de seus usuários, levando em conta suas diferenças, necessidades, preferências, limitações e valores.

Este Projeto está situado no contexto do desafio número 4 de pesquisa em computação: Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento, sendo direcionado à pesquisa e desenvolvimento que propõem a construção de sistemas sociais inclusivos. A modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza, representada pelo desafio número 2, t.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Cecilia Calani Baranauskas - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

2010 - 2013