Internet: Portais Educacionais X Contexto de Aprendizagem

Resumo: Este trabalho inicia um estudo sobre as características dos ambientes virtuais de aprendizagem constituídos pelos ¿portais educacionais¿. Limita-se a analisar os ¿portais educacionais¿ brasileiros direcionados ao ensino fundamental e pretende identificar as possibilidades dos ambientes virtuais contribuírem para o processo de ensino-aprendizagem. Os portais educacionais participantes foram selecionados, especialmente, com base no critério de gratuidade de acesso e analisados valendo-se dos recursos postos à disposição que favorecessem a interação e a comunicação entre os usuários.

Abstract: Este trabalho inicia um estudo sobre as características dos ambientes virtuais de aprendizagem constituídos pelos ¿portais educacionais¿. Limita-se a analisar os ¿portais educacionais¿ brasileiros direcionados ao ensino fundamental e pretende identificar as possibilidades dos ambientes virtuais contribuírem para o processo de ensino-aprendizagem. Os portais educacionais participantes foram selecionados, especialmente, com base no critério de gratuidade de acesso e analisados valendo-se dos recursos postos à disposição que favorecessem a interação e a comunicação entre os usuários.

2002