Avaliação do Serviço das Operadoras de Comunicações utilizando o índice de Qualidade de Voz

Este projeto tem como objetivo principal avaliar o serviço das operadoras de comunicações de voz, com foco nas operadoras celulares, utilizando um índice de qualidade de voz, com o intuito de melhorar a qualidade de experiência do usuário. No Brasil, a Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é a encarregada de supervisar os serviços oferecidos pelas operadoras de telecomunicações; para isso a ANATEL possui um regulamento com indicadores de qualidade para avaliar o Serviço Móvel Pessoal (SMP). Porém, nenhum desses indicadores estão relacionados com a qualidade de voz percebida pelo usuário uma vez estabelecida a chamada. Neste contexto, este trabalho pretende modelar um novo Indicador de Qualidade baseado na qualidade da voz. Este trabalho implementará uma ferramenta de avaliação de qualidade de voz no terminal móvel,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Demostenes Zegarra Rodriguez - Coordenador / LOPES ROSA, RENATA - Integrante / Graça Bressan - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

2017 - Atual