Redes Sociais e Autonomia Profissional: novos rumos para formação continuada a distância de professores de AEE

Trata-se de um projeto que objetiva a formação continuada a distância de professores de Educação Especial dos sistemas de ensino público brasileiro, por meio da constituição de redes sociais inclusivas desses profissionais, tendo em vista: a) busca de expertise para a solução de problemas que encontram no cotidiano de seus trabalhos em salas de recursos multifuncionais; b) compartilhamento de idéias e socialização de casos bem sucedidos e de casos ainda não resolvidos; c) estabelecimento de uma dinâmica continuada de estudos e respostas mediadas pela tecnologia. Faz parte dos objetivos deste Projeto, do ponto de vista computacional, estudar e desenvolver mecanismos para a identificação e atribuição de autoridade entre os participantes de uma RSO, estudar seus impactos (técnicos, pragmáticos e sociais), suas características e suas aplicações visando: i) a melhoria da qualidade na recuperação de informação; ii) a construção de uma rede social baseada na credibilidade, confiança, reputação e nas competências de seus membros; iii) a melhoria na confiança e na segurança das interações de seus membros na RSO..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Cecília Calani Baranauskas - Coordenador / Maria Teresa Egler Mantoan - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

2009 - 2014