APRENDIZAGEM E CIDADANIA: MINIMIZAÇÃO DA EXCLUSÃO DIGITAL E DO FRACASSO ESCOLAR, ATRAVÉS DA INTERAÇÃO HUMANO - COMPUTADOR: CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA APRENDIZAGEM HUMANA (LEAH / EDU / UERJ)
Este projeto, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, tem como infra-estrutura um laboratório, equipado com tecnologia de informação e comunicação, para desenvolver projetos de pesquisa e de extensão junto a escolas Públicas do Rio de Janeiro, contemplando a aprendizagem humana, principalmente a realizada em ambientes virtuais. Os projetos de pesquisa do LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA APRENDIZAGEM HUMANA (LEAH / EDU / UERJ) poderão constituir a Universidade do Estado do Rio de Janeiro em um pólo de referência nos estudos sobre o tema, possibilitando o intercâmbio com outros projetos desenvolvidos em Universidades brasileiras e internacionais. Os projetos de extensão nele sediados deverão contemplar ações de minimização da exclusão digital e de otimização da aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental. Podem, ainda, ter como alvo a formação continuada de professores da rede pública do Rio de Janeiro, no que se refere à aprendizagem sócio - interacionista e colaborativa e à interação humano - computador. Os problemas que nos propomos a estudar vão além do prazer que as crianças e jovens vivenciam ao aprender com o auxílio da tecnologia de informação e comunicação (TIC). Dois outros aspectos merecem destaque e proporcionam-lhes maior relevância. O primeiro é que, embora alguns recursos tecnológicos aplicados à educação tenham ganho espaço no cotidiano escolar, constatamos que no Brasil ainda existe alguma resistência dos educadores a incluir no currículo escolar as atividades realizadas com o auxílio de meios virtuais. O segundo aspecto diz respeito ao que hoje ganhou o nome de "exclusão digital": impossibilidade de acesso à tecnologia de informática, em sentido amplo. Ela diz respeito às dificuldades de acesso ao capital físico (computador e periféricos, por exemplo), ao capital humano (aulas de informática e a própria Educação Básica, indispensável a este acesso) e ao capital social (as várias modalidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ecivaldo de Souza Matos - Integrante / Eloiza da Silva Gomes de Oliveira - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2005 - 2009