Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD

A Comunicação Mediada por Computador (CMC) introduziu novas possibilidades à Educação a Distância (EaD), favorecendo a adoção de abordagens inovadoras de ensino-aprendizagem, mais centradas no aluno, na interação, na colaboração, na reflexão e na construção do conhecimento. Novas possibilidades foram introduzidas também à avaliação a distância, sendo possível a passagem de uma abordagem de avaliação tradicional baseada em testes cumulativos para uma avaliação mais formativa e alinhada com essas novas abordagens pedagógicas. As avaliações formativas a distância podem ser realizadas por meio do acompanhamento e orientação contínuos das participações dos aprendizes ao longo de desenvolvimento de atividades de aprendizagem nos ambientes de EaD, tendo como objetivo apoiar os processos de aprendizagem em andamento e a abordagem pedagógica adotada. Experiências práticas com avaliação formativa em cursos a distância baseados em atividades de aprendizagem colaborativas e construcionistas têm revelado uma especial importância por favorecer a percepção do comportamento dos aprendizes e a identificação de problemas mesmo a distância, possibilitando uma orientação mais efetiva das aprendizagens em andamento, mesmo a distância. No entanto, a maioria dos ambientes de EaD atual não oferece recursos apropriados para o apoio a esta forma de avaliação, restringindo-se ao registro das interações decorrentes das atividades de aprendizagem desenvolvidas ao longo do curso. Assim, esse processo de avaliação demanda muito trabalho e tempo do professor no acompanhamento, análise e orientação das participações dos alunos, o que consiste num dos principais problemas da avaliação formativa, seja ela presencial ou a distância. Esta tese de doutorado defme um modelo de suporte à avaliação formativa para ambientes de EaD com o objetivo de reduzir os custos e favorecer a adoção desta modalidade de avaliação. O modelo é fundamentado nas pesquisas e recomendações para avaliações formativas de Perrenoud [2001] e Hadji [2001] e também em experiências práticas com avaliação formativa em cursos a distância baseados em atividades de aprendizagem colaborativas e construcionistas. A solução tecnológica é baseada em um sistema multiagente (SMA) que provê suporte para à avaliação formativa em ambientes de EaD, por meio da exploração da possibilidade de registro e posterior análise de todas as interações que ocorrem nos cursos a distância. O modelo atua em duas frentes complementares: (1) apoiando o planejamento detalhado de atividades de aprendizagem a serem avaliadas, bem como a regulação das participações nessas atividades planejadas (por meio de notas e comentários); e (2) reduzindo a quantidade de informação a ser analisada, ajudando o formador na recuperação e análise de dados relevantes para a regulação das participações nas atividades planejadas, de acordo com os critérios de avaliação defmidos no planejamento de cada atividade de aprendizagem

2006