Chapa : um agente de interface para ferramentas de bate-papo em ambientes de ensino a distancia da Web

A educação à distância se caracteriza pelo não existência, parcial ou total, do elemento presencial na relação de aprendizagem professor-aluno. Isto é, o professor e aluno encontram-se em localidades distintas (fora de uma sala de aula) e necessitam do uso de um canal de comunicação para mediar a interação. Nos últimos anos, a educação à distância, via ambientes que utilizam a Internet como meio de comunicação, tem aumentado significativamente. Esses ambientes caracterizam-se por disponibilizar inúmeras ferramentas que dão suporte ao processo de comunicação via rede (ferramentas de bate-papo, correio eletrônico, grupos de discussão). Na literatura existem inúmeros artigos que relatam o enorme volume de trabalho necessário por parte de um professor de um curso à distância para poder acompanhar adequadamente o desenvolvimento dos alunos. Com o intuito de auxiliar o professor nessa tarefa de acompanhar o desenvolvimento dos alunos de um curso à distância foi desenvolvido o agente de interface Chapa descrito em detalhes nesta dissertação. O foco do Chapa é ajudar na análise das contribuições dos participantes de uma sessão de bate-papo ocorrida no ambiente de Educação à Distância TelEduc. Nesse sentido, o Chapa é capaz de selecionar quais as mensagens mais interessantes a um determinado usuário permitindo a este analisar somente uma fração do número total de mensagens existentes em uma sessão. Essa seleção é feita com base em um dicionário de dados específico, que constrói para cada usuário, por meio das técnicas de aprendizagem inerentes ao conceito de agentes de interface. Neste trabalho, já são apresentados alguns testes preliminares feitos com o Chapa por um grupo de usuários. No entanto, mesmo tendo sido bastante positivos os resultados desses testes iniciais, ainda é necessária a realização de outros mais, em situações reais de um curso à distância, para se validar melhor o Chapa

2003